Decoração e ambiente de trabalho: o combo perfeito

Passamos cerca de ⅓ do nosso dia trabalhando. Algumas profissões exigem mudar de ambiente, andar e viajar pra lá e pra cá. A maioria de nós, no entanto, trabalha todos os dias no mesmo lugar, na mesma mesa e cadeira. Por isso, já conhecemos os detalhes do espaço: a cor das paredes, os objetos expostos, a disposição dos móveis, a vista da janela. 

Se você fizer o exercício de imaginar como seria o seu ambiente de trabalho perfeito, certamente o imaginaria ao menos um pouco diferente daquele que você frequenta hoje, correto? Talvez você optasse por um lugar mais confortável, iluminado e bonito mesmo já tendo todos os materiais necessários para efetuar suas atividades no ambiente atual. 

Isso só prova o quanto as condições do local de trabalho favorecem o próprio trabalho. Assim, os itens decorativos, desde mobiliário até ornamentos puramente estéticos são parte imprescindível disso e podem afetar diretamente no seu rendimento e bem-estar físico e mental. 

Móveis, quando bem escolhidos, podem igualmente cumprir a função decorativa.

Sabe aquela cadeira antiga e desgastada que você tem em algum canto do seu escritório? Se ela tivesse um design mais bonito e fosse mais confortável, você não a usaria com mais frequência? Ou melhor: você não a usaria com mais entusiasmo? É bem possível que sim. 

Se aplicarmos isso ao ambiente todo, mesmo através de mudanças simples como pintar uma parede de determinada cor, a sua sensação ao entrar nesse espaço mudaria. Os estímulos sensoriais externos – visuais, olfativos, auditivos, táteis – são fatores fundamentais para melhorar ou piorar a interação com o ambiente e com as pessoas. 

Uma vista agradável e plantas podem trazer mais tranquilidade durante a sua jornada de trabalho.

Decoração e home office

Você lembra da postagem que fizemos aqui no blog sobre como montar um espaço de home office eficiente? Caso não tenha lido ainda é só clicar aqui. No texto comentamos sobre algumas dificuldades que as pessoas enfrentam ao trabalhar em casa. Dentre elas estão: concentrar-se, gerir o próprio tempo, ser interrompido e ter baixa motivação. 

Apesar desses fatores não relatarem diretamente sobre o espaço físico em que trabalham, há aspectos subjetivos que poderiam ser melhorados de maneira considerável se colocássemos esses profissionais em locais adequados às suas atividades. Isso quer dizer: oferecer condições físicas que despertam positivamente os estímulos sensoriais que falamos antes. 

Invista em estar rodeado daquilo que você gosta e se conecta de alguma forma.

Vamos a um exemplo. João tem 35 anos, trabalha de maneira remota 8 horas por dia, adora café e livros, tem um cachorro e utiliza um canto do seu quarto para trabalhar. Seu quarto é simples mas espaçoso, possui paredes brancas, um guarda-roupa, cama de casal, mesas de cabeceira e uma televisão na parede. Ele utiliza um tampo de madeira como mesa e uma cadeira estilo executiva (se quiser conhecer os tipos de cadeira corporativa que existem no mercado, clique aqui) para realizar seus afazeres profissionais. 

Agora, imaginemos pintar as paredes com uma cor que João gosta e se sinta bem (indicamos tons de azul ou verde); trocar a cadeira por uma estilo diretor ou presidente, substituir o tampo por uma mesa ergonômica e com gavetas aéreas, adicionar um gaveteiro de rodízio e o colocar embaixo da mesa para ocupar menos espaço, acrescentar vasos de planta de fácil cuidado, montar um espacinho para tomar café, ler e relaxar, incluir um almofadão para seu cachorro o fazer companhia e agregar alguns adornos como quadros, livros e velas. 

Ao fazer essas mudanças, podemos pensar em diversas transformações que podem acontecer no processo de engajamento de João com seu trabalho através da sua relação com o próprio ambiente. Agora, há mais espaço para ele armazenar seus materiais de trabalho e isso garante melhor organização e economia de tempo; seu quarto está esteticamente mais agradável e dá mais vontade de passar o tempo lá; sua saúde física também está melhor porque a mesa e a cadeira são mais confortáveis; quando João decide tirar seu intervalo no trabalho, tem um espacinho para tomar um café e relaxar. Ah! E seu cachorro também ganhou um cantinho no quarto e isso o ajuda a aliviar o estresse. 

Prateleiras com itens decorativos, quadros e plantas de fácil cuidado, como os cactos e suculentas, são boas opções.

Logo, itens decorativos, sejam objetos ou móveis não precisam abrir mão das suas funcionalidades em nome da estética. Pode-se trabalhar com ambas ou escolher apenas itens pontuais caso o orçamento esteja apertado. O importante, independente da situação, é utilizar seus gostos e estilo de vida ao seu favor. 

Uma boa mesa e cadeira são indispensáveis. Por isso, dê uma olhada nesses produtos.

Decoração e ambiente corporativo

Tratando-se de ambientes corporativos, o conceito de individualizar as características do ambiente possui mais limitações. No entanto, muitas empresas têm buscado nos itens decorativos uma forma de reforçamento da marca e influência direta no estímulo à criatividade e produtividade dos colaboradores. 

É comum, atualmente, vermos empresas criando espaços instagramáveis e de interação coletiva com bancos, puffs, balanços, paredes vivas, mesas compartilhadas e diversos elementos de entretenimento. Esses ambientes ajudam a “quebrar” a seriedade e melhorar os vínculos entre as pessoas. Nisso, os itens decorativos possuem grande influência, de paredes coloridas à mobiliários diferenciados. 

A Escritolândia oferece uma gama de produtos diferenciados que trazer muito estilo e conforto aos ambientes individuais e coletivos.

Projeto para a empresa Doppus executado pela Escritolândia. Funcionalidade e conforto sem abrir mão da estética.

Além disso, os ambientes corporativos também necessitam de espaços que tragam conforto visual. Isso é, que não distraia quem está trabalhando e que proporcione sensação de tranquilidade e relaxamento. Assim, as atividades diárias são produzidas com maior engajamento. Paisagismo, janelas grandes, iluminação adequada e móveis confortáveis são algumas das possibilidades.

Os elementos que constituem a decoração são igualmente importantes para agregar na relação com clientes e parceiros – afinal, as primeiras impressões contam muito e a estética da empresa pode carregar noções bem definidas de profissionalismo e ética, por exemplo. 

Por último, como mencionamos nessa postagem, as salas de reunião tem sofrido diversas alterações nos últimos anos e com o aumento exponencial das chamadas de vídeo, esses espaços estão se tornando cenários para aqueles que os veem da tela de um computador. Logo, é imprescindível pensar ambientes com fundos que transmitam os ideais da marca e agreguem profissionalmente. 

Sala de reunião montada em uma das lojas da Escritolândia.

Agora que você já entendeu que decoração não se resume a quinquilharias em cima de uma prateleira e tampouco necessita de transformações radicais para deixar seu local de trabalho mais confortável, que tal adquirir tudo o que você precisa em um só lugar? Na Escritolândia trabalhamos com mobiliários corporativos, decorações, pisos, persianas e muito mais! Entre no nosso site ou visite uma de nossas lojas, estamos aqui pra você.

Assuntos Relacionados