5 dicas de como montar um home office eficiente.

Acordar cedo, tomar banho, escovar os dentes, arrumar-se, tomar café da manhã e correr em disparada ao carro, ônibus, metrô para chegar até o trabalho em tempo. Você certamente conhece (ou conhecia) essa rotina, não é verdade? No entanto, em tempos de home office, isso tem mudado consideravelmente. 

Estima-se que quase 50% das empresas adquiriram o modelo de trabalho remoto ou híbrido desde 2020. Mais: no final de 2022 o número de profissionais em home office ultrapassaram 6,5 milhões. Contudo, vale ressaltar que a realidade do trabalho a distância não chegou para todos. Quer dizer, chegou para poucos em comparação aos mais de 20 milhões de brasileiros que poderiam, teoricamente, exercer seu ofício em casa.

Mas e para a galera que conseguiu realizar essa transição, quer dizer que a correria matinal acabou? Não, mas se modificou e, em termos gerais, tem agradado a maioria.

Benefícios

Grande parte dos profissionais têm curtido a ideia de trabalhar remotamente… ok, mas por quais motivos isso acontece? 

Talvez você já imagine a razão número 1 dessa preferência. Sim, o trânsito. Deslocar-se em diversas cidades brasileiras tem sido um grande desafio. Não somente em função das adversidades do sistema de mobilidade urbana, porém, e sobretudo, do estresse, ansiedade e frustração decorrente disso tudo.

Acordar em casa e ter mais tranquilidade pela manhã afeta diretamente o exercício do trabalho ao iniciá-lo, sejam reuniões, atendimento ao cliente ou até mesmo atividades que não exijam interação com outras pessoas. Uma mente tranquila gera melhores resultados. 

Além da questão do deslocamento, que impacta diretamente a saúde mental e economia de tempo, outros fatores contribuem para o desejo da manutenção do home office. São eles:

  • Conforto de estar em casa, em um ambiente agradável e familiar;
  • Escalas mais flexíveis;
  • Mais privacidade;
  • Otimização do trabalho e aumento da produtividade;
  • Melhora na qualidade de vida.

Seria, então, esse o melhor modelo possível de trabalho? Veremos a seguir que não é beeem assim…

Desafios

Por certo, diferentes perfis de pessoas exigem diferentes estratégias de trabalho. Logo, o que eu considero como benéfico para mim, não necessariamente será bom para você, correto? Então, ainda que haja de forma geral uma preferência por trabalhar de forma remota, diferentes fatores têm sido levantados como os principais desafios na hora de realizar o expediente de trabalho, tais quais:

  • Dificuldade para se concentrar/ manter concentrado;
  • Comunicação menos eficiente com chefes, coordenadores e outros colegas de trabalho;
  • Dificuldade para gerir o próprio tempo;
  • Sentimento de solidão por falta de contato social;
  • Interrupções constantes (maior quantidade de reuniões durante o expediente e importunação por familiares/moradores da casa);
  • Menor visibilidade dentro da empresa;
  • Dificuldade em visualizar o “trabalho macro” efetuado pela equipe/empresa;
  • Baixa motivação.

Em parte, podemos afirmar que as empresas também estão em processo de se acostumar e se adaptar a essa nova modalidade de trabalho. Portanto, existe um longo caminho a ser percorrido que dê conta de todas essas demandas.

Por outro lado, o espaço físico escolhido como escritório pelos profissionais também deve ser criticamente pensado e revisto. Sentir-se bem também é reflexo de onde estamos, bem como o conforto e segurança que o ambiente nos passa. 

Diante disso, o tópico abaixo será inteiramente dedicado às principais dicas que você deve seguir para montar um home office eficiente.

5 dicas de como montar um espaço home office

1. Conheça o seu espaço. Parece óbvio, não é mesmo? É bem possível que você já saiba em qual ambiente será o seu home office. No entanto, você já parou para analisar como é a incidência de luz no local? Se o melhor aproveitamento de espaço se daria colocando um móvel “em L”, prateleiras de parede ao invés de estantes e se o tamanho é suficiente para acomodar todo mobiliário que você sente que seja necessário? Caso não, faça esse exercício. Veja as minúcias do seu espaço e, a partir daí, escolha com mais precisão o que você consegue colocar e onde cada elemento será posicionado. 

2. Opte por móveis ergonômicos. Ao montar um cantinho de trabalho em casa, lembre que você é o responsável por garantir um ambiente confortável e seguro. E, por isso, o investimento deve estar dentro destas previsões. Em suma, isso quer dizer que os móveis escolhidos – especialmente a mesa e a cadeira de trabalho – devem obedecer a N17, norma que regulamenta o formato e função da mobília para que haja menor probabilidade de você ter qualquer lesão por conta do tempo que passa em frente ao computador. Ah! E não esqueça: cuidado com a postura.

Opte por cadeiras com sistemas de regulagem completos.

A cadeira de trabalho Bix é uma excelente opção. Clique e veja mais informações.

Em relação a esse ponto, algumas ações simples já garantem uma melhor postura, o que evita dores pontuais. Eis algumas medidas:

  • Posicionar a tela do computador com até 60 centímetro de distância dos seus olhos;
  • Deixar os pés fixos no chão. Para isso, você pode contar com produtos que promovem apoio (e até massagem) para os pés;
  • Garantir que seus cotovelos estejam paralelos ao teclado;
  • Evitar uma inclinação desnecessária do corpo, que possa causar uma corcunda;
  • Levantar-se a cada, pelo menos, 4 horas;
  • Alongar-se sempre que possível.

3. A iluminação faz toda diferença. Se você voltar ao primeiro tópico, irá lembrar que falamos sobre a incidência de luz solar, correto? Pois bem, pode até parecer besteira, mas posicionar sua mesa de trabalho próxima a uma janela trará mais bem-estar, ajudará na sua saúde (vitamina D) e ainda diminuirá o gasto com energia elétrica. Além disso, trazer um pouco do ambiente externo para dentro do seu home office pode ser um excelente aliado na sua qualidade de vida. Ou seja, opte por vasos de plantas, dê preferência para materiais feitos com madeira ou outros elementos naturais e, por que não uma fonte de água para trazer um pouco mais de calmaria? É nos detalhes que mora a diferença. 

4. Internet, o coração do trabalho. Possivelmente você necessita de internet para realizar as suas atividades. Portanto, escolha um local sem tanta interferência e aposte em uma internet de qualidade. Quem nunca se incomodou com a lentidão para carregar uma página online que atire a primeira pedra. 

5. Compreenda seus próprios desafios. Ok, essa dica pode trazer alguns sentimentos dúbios, mas acredite, é reveladora. Para começar, faça um exercícios simples; anote os 5 principais desafios que você enfrenta ao trabalhar na sua casa. Podem ser eles: ficar beliscando comida todo tempo; ter dificuldade de concentração; ser constantemente interrompido; não conseguir organizar os horários. Vale tudo, de verdade. 

Agora, para cada desafio, pense em uma ou duas soluções práticas. Por exemplo: não deixar comida à vista enquanto trabalha ou optar por colocar comidas mais saudáveis perto de você; escrever um aviso na porta para que as pessoas não o interrompam; fazer um cronograma de atividades e definir horário para iniciar e finalizar as tarefas. 

Mas afinal de contas, por que fazer isso? Em primeiro lugar, você irá reconhecer e expressar suas dificuldades. Em segundo, soluções práticas e simples podem mudar drasticamente a sua produtividade e melhorar sua qualidade de vida. Planejar o nosso cotidiano baseado em quem somos e nos nossos hábitos é o início de tudo. 


E aí, gostou das dicas? Então é hora de arregaçar as mangas e deixar o seu ambiente de trabalho do jeito que você merece: confortável, seguro e relaxante. Para isso, conte com a ajuda da Escritolândia, o universo do mobiliário corporativo e home office

Assuntos Relacionados