Atualmente, que tipo de mobiliário consegue ser preservado por 20 anos? E 30? Poucos, não é mesmo? Os tempos de “isso era da minha avó” estão ficando para trás, pois é cada vez mais comum que os considerados “bens duráveis” não durem tanto assim.
Pensando nisso, queremos apresentar a você um material talvez não tão usual, mas que vem ganhando adeptos e revolucionando a estética dos escritórios e ambientes domésticos, bem como tem auxiliado na promoção da sustentabilidade: o aço.
A utilização do aço como elemento de decoração iniciou entre 1950 e 1970 nos Estados Unidos. Naquela época, o aço era usado nos galpões industriais que, posteriormente, transformaram-se em moradias. Assim, essa nova composição arquitetônica passou dos lofts de subúrbio para os lares mais elitizados com o chamado “estilo industrial”.
Vigas e tubulações a mostra, diferentes tonalidades de madeira, tecidos em couro e o preto se destacam nesse estilo de decoração.
A ESTÉTICA INDUSTRIAL
A arquitetura industrial logo foi incorporada também ao mobiliário. Ou seja, se as vigas aparentes, tijolos, acabamento rústico, madeira bruta e estruturas de ferro e aço criaram componentes poderosos para instaurar um novo estilo de construção como recriações de peças visuais de fábricas, metalúrgicas e galpões, o que dizer do mobiliário desses ambientes?
No quesito decoração, o estilo industrial tende à predominância de cores neutras como preto, branco, cinza e marrom. Assimilam-se materiais como aço e madeira para gerar sensação maior de conforto e é comum que elementos naturais, como vasos de plantas e paredes vivas, completem a estética do ambiente. No entanto, o estilo industrial não é estático e nos dias atuais é bastante comum ver peças de aço com cores vibrantes e que quebram um pouco dessa neutralidade.
É possível combinar cores mais ousadas em aço com diferentes estilos de decoração, seja e casa ou em locais corporativos.
VANTAGENS DOS MÓVEIS EM AÇO
Além da beleza irretocável, o mobiliário em aço possui diversos benefícios:
- Alta resistência aos impactos.
- Alta usabilidade, ou seja: de fácil manuseio e acabamento sem esforço excessivo.
- Alta ductilidade e flexibilidade, que é a capacidade que o aço tem de se deformar sem que se rompa.
- Sustentabilidade, visto que é infinitamente reciclável.
Dessa forma, mobiliários feitos em aço suportam altas cargas e não sofrem danos com facilidade, o que garante uma vida útil mais longa (principalmente quando bem conservados).
Por isso, a manutenção e limpeza desses móveis é de fundamental importância, como:
- Limpar com pano úmido e logo em seguida passar um pano seco.
- Não utilizar materiais de limpeza abrasivos.
- No caso de estantes, prateleiras e armários, respeitar o limite de peso estabelecido.
MOBILIÁRIO DE AÇO EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Os filmes americanos falam por si, pois não é à toa que nos colégios e vestiários seja superfrequente a utilização de “lockers” em aço. E por aqui não tem sido diferente: as empresas têm apostado em armários de aço para áreas comuns, para guarda de pertences dos colaboradores e clientes, assim como estantes de livros e arquivos de pastas e documentos.
Estante para livros, pastas e/ou documentos.
Estante com regulagem de altura.
A grande resistência à deterioração, ao manuseio constante e às cargas pesadas faz dos móveis em aço excelentes aliados dos ambientes corporativos. Além disso, possuem ótimo custo-benefício e são mais sustentáveis que a maioria dos materiais empregados no mesmo ramo. Assim, antes de adquirir seus móveis ou trocá-los, conte com a Escritolândia para indicar as melhores opções e atender às suas necessidades.