É bem provável que você queira reformar, melhorar ou acrescentar móveis a algum espaço da sua casa ou empresa, certo? Nos últimos anos tem crescido consideravelmente o número de pessoas que deseja dar uma repaginada no escritório, home office ou ambiente corporativo. Afinal, sentir-se confortável ao trabalhar, em uma reunião ou trocando ideias com os colegas, é um pré-requisito básico tanto para a saúde física quanto mental.
Diante da preocupação cada vez maior com o nosso entorno, pensamos em como modificar os espaços de acordo com as nossas necessidades e capacidades, não é mesmo?
Nesse sentido, pode até parecer que móveis planejados, modulados ou sob medida só diferem pelo preço e praticidade, mas isso não é verdade. Quer ver? Podemos utilizar módulos prontos e criar ambientes que parecem feitos exatamente sob medida, como nas fotos abaixo.
Recepção mostruário montada na loja Escritolândia de Capoeiras
Escritório mostruário montado na loja Escritolândia Capoeiras.
Escritório para recepção de clientes na loja Escritolândia Capoeiras.
Por isso, é importante que você conheça as opções disponíveis no mercado e as utilize da melhor forma possível levando em consideração os seus desejos, expectativas, orçamento e tempo disponível.
Ao longo do texto, mostraremos as principais diferenças entre cada tipo de mobiliário, assim como seus pontos fortes e fracos. Vamos lá?
Móveis modulados
Os móveis modulados talvez sejam os mais conhecidos, pois são a opção mais barata do mercado. Eles são feitos de forma industrial e em série, com medidas e design padrão. Logo, você não pode alterá-los da maneira que desejar. A diferença entre os móveis modulados e os móveis avulsos, como uma estante de livros, por exemplo, é que as peças são feitas em módulos, podendo ser encaixadas e compradas de acordo com o interesse e necessidade do cliente. Um exemplo clássico dos móveis modulados são as cozinhas prontas, como a da foto a seguir.
Reprodução da internet.
Assim, se você quiser comprar apenas a bancada da pia e um móvel aéreo, é possível. Caso essa linha de móveis ainda exista dali a um ano e você queira comprar outros balcões e os anexar, também é possível. Nesse sentido, duas pessoas podem adquirir a mesma linha de móveis da mesma cozinha e ter dois ambientes diferentes dependendo de quais módulos foram adquiridos. Apesar de não serem exclusivos e não poderem ser “recortados” de acordo com as medidas exatas do seu ambiente, essa opção de móveis costuma ter:
- ótimo custo X benefício
- frete rápido
- diversas linhas e fabricantes
- facilidade de montagem
Então, se você busca uma opção mais em conta, rápida e prática, os móveis modulados são perfeitos. Ah! Um detalhe importante: se você decidir mudar de casa, empresa ou apartamento, pode levar tudo o que comprou e adicionar mais módulos caso o ambiente novo seja maior. Ótimo, não é?
Móveis planejados
Muitas pessoas não sabem, mas os móveis planejados também são modulados. A grande diferença é que são fabricados especialmente para o cômodo em questão. Assim, pode-se personalizar medidas, cores e formatos de acordo com o desejo do cliente e dimensões disponíveis.
Nesse caso, faz-se necessário (ou extremamente útil) a contratação de um arquiteto ou profissional da área para especificar e apresentar um projeto que, além de ir ao encontro com o que o cliente almeja, seja minuciosamente medido para que tubulações, eletrodomésticos já presentes, caixas de tomadas e outros itens não atrapalhem na hora da montagem e já estejam inseridos no projeto.
Em outras palavras, os móveis planejados são estruturas modulares pré-fabricadas em medidas padronizadas e adaptadas para o melhor aproveitamento de determinado espaço.
Assim sendo, costumam ser consideravelmente mais caros que os móveis modulados comuns e possuem um tempo de produção superior. Então, caso você não tenha tempo hábil para a execução do projeto, talvez não seja a melhor opção.
Os principais pontos positivos são:
- Durabilidade
- Personalização
- Melhor aproveitamento da área
- Mais funcionalidade
Cozinha desenvolvida pela Escritolândia para a empresa Teltec. Assistir case completo.
Ambiente executado pela Escritolândia para o Grupo Goedert. Ver mais fotos.
Móveis sob medida
Por último, a categoria mais exclusiva, estilizada e onerosa de todas: os móveis sob medida. Essa opção dá a possibilidade do cliente criar do zero a peça que desejar, no formato que quiser e segundo seu estilo, gosto e critério. Depois de pronto, dependendo do móvel, passa a fazer parte da arquitetura do cômodo, o que dificulta transpô-lo para outro lugar em caso de mudança.
Para a execução desse tipo de mobiliário, é comum a presença de designers de produto e/ou arquitetos e marceneiros. Assim, fabrica-se tudo conforme o projeto e de acordo com as dimensões exatas do ambiente.
Além das medidas personalizadas, é comum a estilização de determinados móveis. Ou seja, a presença de recortes específicos, molduras e quaisquer estruturas personalizáveis que o cliente deseje.
Por certo, os móveis feitos sob medida possuem um custo mais alto, envolvem diferentes profissionais e traduzem características muito particulares dos clientes. Por serem únicos, são naturalmente mais caros e demandam um tempo maior de fabricação. As principais vantagens são os materiais, que tendem a ser mais resistentes, a personalização, padrão estético, acabamento e exclusividade.
Árvore e Mesa Ameba desenhadas por arquitetos e feitas sob medida para a Teltec.
Qual a melhor escolha, então?
A única pessoa que pode responder a essa pergunta é você mesmo. Para isso, leve em consideração:
- Tempo de fabricação
- Orçamento
- Tempo estimado de uso
- Comparativo qualidade x preço
- Possibilidade de usar mais de uma modalidade no mesmo ambiente. Ex: alguns móveis modulados e outros planejados.
- Gosto pessoal
- Prioridades (surpreender clientes, reforçar a marca, tornar o ambiente esteticamente mais agradável, etc.)
Em relação a móveis, lembre-se de que não basta pensar apenas na necessidade presente, mas nos desdobramentos futuros também. Dessa forma, se você pensa em se mudar em breve, por exemplo, pode fazer mais sentido comprar móveis modulados, correto? Entenda as suas opções e, assim, faça as melhores escolhas. Se quiser uma ajuda, pode contar com a Escritolândia!