Sua cadeira é mesmo ergonômica?

Uma mobília ergonômica no local de trabalho pode prevenir acidentes e diminuir riscos para os colaboradores. Inclusive, essa é uma obrigação prevista por lei dentro do Ministério de Trabalho –  Norma Regulamentadora NR17.

Entretanto, apesar de ser popularmente conhecida como a norma da ergonomia, muitas vezes essa lei não chega a todas as empresas. Explicaremos as razões a seguir e você será capaz de identificar se seus móveis são, de fato, ergonômicos. 

Cadeiras ergonômicas seguindo a NR17. Projeto executado pela Escritolândia.

MOBÍLIA ERGONÔMICA E A LEI NR17

Como forma de garantir os direitos básicos dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho, em 1990 a portaria do Ministério do Trabalho e Emprego criou as NRs ou Normas Regulamentadoras. 

A NR17 é uma dentre as várias normas estabelecidas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e garante a prevenção de doenças acarretadas dentro da prestação de serviço. Outras NRs também estabelecem normas de segurança para as mais diversas atividades, principalmente as de alto risco.

Porém, a norma da ergonomia, especificamente, busca estabelecer a segurança focada na adaptação física dos colaboradores ao ambiente de trabalho, garantindo bem-estar e melhor desempenho das funções nas atividades laborais. 

Assim, a própria norma orienta as empresas a adotarem a Análise Ergonômica do Trabalho (AET) e fazerem as mudanças necessárias para gerar condições mínimas de ergonomia dentro do ambiente corporativo. 

Uma mobília ergonômica, portanto, deve ser uma obrigação das empresas, especialmente se desejam evitar doenças ou acidentes que podem ser provocados por móveis que não se encaixam nesses padrões.

Case Teltech desenvolvido pela Escritolândia. Ergonomia, conforto e design.

QUAIS OS CRITÉRIOS DE UMA MOBÍLIA ERGONÔMICA?

Para oferecer ergonomia ao trabalhador, deve-se observar alguns critérios que regulamentam e normatizam os objetos. Em geral, a NR17 exige medidas técnicas, de custo, estéticas e de desempenho. Vamos a elas: 

  • Custo – Estar dentro do orçamento da empresa e ter qualidade semelhante ao preço.
  • Estética – Possuir um bom acabamento.
  • Técnica – Seguir as normas de ergonomia, sendo ajustáveis e adequadas. 
  • Desempenho – Possuir segurança, conforto e durabilidade. 

Logo, o mobiliário seguirá as regras de ergonomia e viabilizará à empresa um ambiente adequado para a prestação dos serviços a que se propõe. 

Escritolândia de Capoeiras. Imensa variedade de cadeiras ergonômicas para todos os estilos e orçamentos.

Vale ressaltar que o mobiliário ainda precisa ter orientações específicas, principalmente quando relacionadas aos acessórios e equipamentos dentro de um escritório, por exemplo. Sendo assim, as regras são:

1. Materiais

Quando direcionados a equipamentos eletrônicos, é necessário:

  • A possibilidade de ajustar a tela, iluminação e evitar reflexos no computador;
  • Um teclado que permita a mobilidade do trabalhador;
  • Distanciamento entre os componentes do computador de 50 a 60 centímetros; 
  • Os equipamentos devem ser apoiados em superfícies ajustáveis.

2. Cadeiras

Para atender o conforto necessário para os prestadores de serviço, é preciso: 

  • Ter uma altura ajustável, adequado à altura do trabalhador;
  • Ter 5 bases;
  • Possuir rodas;
  • Possuir braços;
  • Ter um encosto adaptado para a região lombar.

3. Mesas

Para uma boa postura, independente de como seja feito o trabalho, é necessário que as bancadas, mesas e escrivaninhas se ajustem e cumpram esses requisitos: 

  • Dispor de uma área de fácil acesso e visibilidade;
  • Oferecer a possibilidade de movimentação adequada e posicionamento do corpo;
  • Possuir uma superfície adequada para as atividades prestadas e oferecer uma distância ideal dos olhos ao campo de trabalho.

Cadeira Home Presidente Back Slitta.

Estar confortável no ambiente de trabalho é, sim, uma exigência do Ministério do Trabalho. Por isso, esteja sempre atento ao mobiliário da sua empresa ou escritório. o

Afinal, é indispensável que sejam disponibilizadas boas condições de trabalho e bem-estar a todos os trabalhadores.Com isso, além de aumentar a produtividade e a motivação, a mobília econômica previne danos à saúde.

Quer  saber mais sobre uma das nossas parceiras de mobiliário ergonômico, a Plaxmetal? Assista a esse vídeo. Da cadeira à mesa, a Escritolândia quer ajudar você a manter-se saudável, bem disposto e em um ambiente agradável. 

Assuntos Relacionados