A primeira impressão é a que fica. Então, aposte na recepção da sua empresa.

Qualquer lugar desconhecido costuma nos trazer um mesmo sentimento: curiosidade. Reparamos nos detalhes do espaço, na decoração e no conforto. Tudo o que é positivo soma para que queiramos voltar outras vezes. O que é negativo, reforça a vontade de sairmos o mais depressa possível, não é? Tendo isso em mente, é interessante pensar o quanto a recepção da sua empresa precisa estar alinhada tanto à credibilidade que você deseja passar, quanto à vontade de que os seus clientes retornem – e felizes! 

Logo, a recepção não é somente o primeiro ambiente em que as pessoas têm acesso, mas é o seu cartão de visita permanente! Dessa forma, ao menos três elementos precisam ser levados em consideração na hora de montar a sua recepção: atendimento, conforto e decoração.

Case Goedert Group executado pela Escritolândia.

ATENDIMENTO

Nesse caso, é claro que a gentileza com que os clientes são recebidos faz total diferença. Mas, para além da “parte humana”, é importante pensarmos na estrutura física de atendimento; em especial, no balcão. Primeiro, porque o balcão de atendimento costuma ser o móvel principal e é onde o cliente se direciona logo ao entrar na empresa. Em segundo, esse é o local onde os/as atendentes passam longas horas e, por isso, precisa ser funcional e confortável.

Além disso, o posicionamento do balcão também necessita ser estratégico: acesso facilitado a outros espaços, aos clientes e contribuir para uma estética pensada em passar credibilidade e aconchego. Assim, a pessoa recebida sentirá segurança e bem-estar na sua empresa, o que resultará em uma imagem positiva e possíveis novas visitas.

Projeto para Land Rover feito pela Escritolândia

CONFORTO

Nada mais desagradável do que esperar longo tempo sentados em cadeiras totalmente desconfortáveis, certo? Por isso, aposte no conforto e distração dos seus clientes baseado no fluxo de pessoas que passa pela sua empresa, bem como a média do tempo de espera delas. 

Isso quer dizer, por exemplo, que você pode optar por cadeiras longarinas em fileiras caso haja um maior fluxo ao longo do dia ou poltronas super espaçosas caso o fluxo seja menor, como no caso de consultórios particulares. A distração dos seus clientes, para que o tempo de espera passe mais rápido, pode se dar de maneiras simples e que funcionam muito bem: televisão, música, revistas, livros e jogos. Isso tudo agrega para que experiências ociosas tornem-se mais agradáveis. 

Ademais, o conforto também deve ser levado em consideração quando pensamos em quem trabalha na recepção: cadeiras de escritório com regulagens, balcão de atendimento da altura correta, descanso para pés e outros itens podem ser muito úteis para melhorar a qualidade do trabalho. 

Recepção desenvolvida pela Escritolândia para um escritório de contabilidade

DECORAÇÃO

Engana-se quem pensa que a decoração está apenas nos detalhes. De fato, ornamentos e objetos decorativos dão todo um toque especial ao espaço, porém não é apenas isso. Quando fala-se em decoração é bom ter em mente desde o modelo, textura e cor do mobiliário até a tinta da parede e vasos de plantas. A decoração é o que une os elementos do espaço e dão sentido a ele. 

Por isso, é interessante que as cores e objetos produzam um visual harmônico e mais neutro. Afinal, um ambiente desalinhado esteticamente pode passar a impressão errada ao cliente e, até mesmo, torná-lo desconfortável. Enfim, o ambiente da recepção merece atenção especial. A organização, o mobiliário e o conforto são tão essenciais quanto um atendimento eficaz e simpático. Aposte em elementos que colaboram para a melhor imagem da sua empresa com design e elegância impecáveis. E lembre-se: se precisar de uma ajudinha, pode contar com a Escritolândia.

Ideia de ambiente para recepção e/ou descompressão montada em uma de nossas lojas.

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