Desempenho, foco e união: conheça os principais benefícios das estações de trabalho coletivo.

A JORNADA SOLITÁRIA

Nem todo mundo gosta de estações de trabalho coletivo, não é mesmo? 

Algumas pessoas acreditam que silêncio total, quatro paredes e o mínimo de contato com o mundo externo são os ingredientes perfeitos para trabalhar em paz e melhor. Mas…será?

Parece que esse conceito de jornada solitária está com os dias contados. A explicação é simples e recheada de simbolismos: a junção entre a vida pós pandêmica, a ultrainteração cibernética e as novas compreensões sobre solidão chegaram com tudo.

Diante disso, questiona-se sobre a verdadeira importância da sociabilidade não só nos momentos de entretenimento e desestresse mas, também, durante o trabalho. 

Agora, portanto, as novas tendências do mundo corporativo seguem o caminho dos coworkings: trabalhar em um mesmo espaço com conforto, praticidade e ambientes para descompressão. Exemplos disso são as empresas de tecnologia que apostam alto em unir ambientes de trabalho agradabilíssimos às técnicas organizacionais que visam à melhoria da comunicação inter e intraequipes. Sim, o futuro (até o momento) não parece ser nada solitário em termos de trabalho. 

Os motivos por trás da reconfiguração das empresas, no entanto, atendem também e sobretudo à melhor performance dos colaboradores, à horizontalização das relações, ao maior desenvolvimento de habilidades sociais, à atenção e empatia entre colegas, ao trabalho pensado não apenas em partes, mas no todo, entre outros. 

Logo, ainda pode parecer que a simples mudança na cultura da empresa – antes pensada de forma individualizada – pese pouco no cotidiano dos colaboradores, mas não é bem assim.  Ambientes bem organizados socialmente e fisicamente tendem a trazer melhores resultados a todos. 

Mas, afinal, por onde começar? Não existe ambiente de trabalho coletivo sem estações específicas para trabalho coletivo. E é sobre isso que trataremos agora.

Ambiente de trabalho coletivo montado em uma de nossas lojas. Funcionalidade e design impecável.

AS VANTAGENS DAS PLATAFORMAS COMPARTILHADAS DE TRABALHO

Devemos concordar que um ambiente de trabalho com pouco espaço, desconfortável e sem estrutura básica, pode interferir no desempenho dos colaboradores. Levando isso em consideração, a plataforma de trabalho contribui muito para que um ambiente corporativo seja mais organizado e profissional.

 A motivação vem também de um local agradável e que seja adequado a cada função. Dessa forma, é importante destacar que o espaço de trabalho deve ser pensado com base no perfil e necessidade de suas equipes, correto? Pense: elas precisam se comunicar com frequência ou melhor seria dividi-las em espaços específicos?

Case Teltech executado pela Escritolândia – As divisórias atuam como delimitadoras de espaço e dão mais privacidade aos usuários.

DIVISÓRIAS: AS MAIORES ALIADAS

Outra questão importante diz respeito às divisórias entre os colaboradores, que podem cumprir desde funções meramente estéticas, de delimitação de espaço ou até mesmo abafar o som nas áreas laterais e frontais – as chamadas baias – , que são eficazes em casos de trabalho em call center, por exemplo.

Case Lagetur desenvolvido pela Escritolândia – Áreas de atendimento ao cliente separadas por divisórias.

As Estações de trabalho são ideais para que os trabalhadores tenham seu espaço e bem-estar. Além disso, contribuem para deixar o escritório mais profissional. No caso de empresas em que é necessária maior interação entre os colaboradores, o melhor é que as estações sejam amplas e abertas, como no exemplo abaixo. Pode haver divisória, mas que essa não prejudique a comunicação.

Case StarFact feito pela Escritolândia – divisórias transparentes frontais foram as escolhidas.  

Além da preocupação com o equilíbrio entre privacidade e comunicação dos colaboradores, deve-se levar em conta a qualidade do mobiliário. Mesas com canaletas embutidas para passagem de fiação, cadeiras confortáveis com apoio lombar e regulagem de encosto, assento e altura, suporte para monitores e apoio para os pés são alguns dos recursos que melhoram consideravelmente a experiência de trabalho, bem como a produtividade. 

Case Hubsale desenvolvido pela EscritolândiaCadeira de tela com sistema Back System, suporte para notebook e mesas com passagem para fiação trouxeram sofisticação e conforto aos colaboradores.

Por fim, as estações de trabalho compartilhadas estão longe de serem as inimigas da eficácia, rendimento e conforto. Muito pelo contrário! A partir delas e com uma boa política de valores da empresa, desenvolvem-se profissionais ainda mais habilitados para trabalhar em equipe. Ademais, formam-se lideranças mais capazes de se comunicar de maneira saudável, gera-se união e, com tudo isso, um ambiente acolhedor, produtivo e pronto para desempenhar suas atividades com qualidade.

Assuntos Relacionados