Você sabe quais são os três principais problemas que fazem com que a sua cadeira de trabalho não dure o tempo que gostaria? São eles: má conservação, falta ou higienização incorreta e mau uso. Mas, calma! Não há mistério algum ou dificuldade para deixar a sua cadeira de escritório com aparência de novinha e fazê-la durar por muito anos, quer ver? Então siga os passos abaixo:
1. Escolha os revestimentos corretos (para você)!
Isso quer dizer que existem revestimentos que não devem ser considerados? Não necessariamente! Isso quer dizer que se você é uma pessoa que costuma derrubar comidas, bebidas e outras coisas nos seus móveis, é um pouquinho desastrado e usa o seu local de home office também como posto de alimentação, maquiagem e qualquer outro afazer, talvez seja legal considerar revestimentos mais fáceis de limpar, não é mesmo? Alguns exemplos são o poliuretano (também conhecido como PU) e o couríssimo.
Agora, se você se considera uma pessoa cuidadosa, pouco irá importar o revestimento da sua cadeira, o que deverá ser levado em consideração é se você a limpa corretamente e regularmente. Afinal, cada material se comporta de uma forma e é sobre isso que iremos falar a seguir.
2. Cada um no seu quadrado ou: cada material pede uma limpeza específica.
Depois de escolher um revestimento que se encaixe com o seu modo de trabalhar, é hora de entender como o revestimento escolhido, bem como todas as outras peças da cadeira devem ser limpas. Ah! Não adianta fazer isso uma vez ao ano, ok? Manutenção é a palavra-chave aqui. Limpe e higienize sua cadeira com regularidade.
Para facilitar, escolhemos os principais materiais presentes nas cadeiras de trabalho e as formas adequadas de higienizá-los, vamos lá?
Couríssimo: É o couro sintético e ecológico que não utiliza matéria-prima animal. Você pode usar apenas uma esponja com sabão neutro. Depois, remova o sabão com um pano úmido e enxugue bem com um pano seco.
Tela: Cadeira de tela é tudo de bom, né? Ela permite a troca térmica entre o seu corpo e o meio ambiente, diminuindo a transpiração. Para limpá-la, primeiro passe o aspirador de pó para retirar o excesso de poeira e sujeiras maiores, depois um pano com sabão líquido ou detergente neutro diluído em água morna. Seque bem o assento. Se tiver manchas, use um removedor.
Plásticos: As partes plásticas das cadeiras costumam ser as mais simples de limpar e, por isso, muitas pessoas acabam fazendo o oposto: não limpando. No entanto, para deixar a sua cadeira com aquele aspecto de novinha, faça o seguinte: primeiro, utilize um pano limpo e macio levemente umedecido em água e detergente neutro. Em seguida, seque e passe silicone em gel (aquele mesmo utilizado em automóveis, sabe?). Se você fizer isso, certamente parecerá uma cadeira recém comprada!
Cromados: Sem dúvidas as cadeiras com áreas cromadas dão todo um charme e sofisticação ao ambiente. Nessas áreas, use uma flanela ou pano macio e seco para retirar o acúmulo de poeira e sujeiras. Assim, você evita que a ferrugem apareça. Evite utilizar objetos abrasivos e produtos que possuam álcool ou solvente em suas formulações.
Uma dica extra: mantenha em dia as revisões de estruturas como amortecimento, alavancas e ajuste de rodízios!
3. Entenda os limites: seus e da sua cadeira
Provavelmente você passa várias horas do seu dia sentado na cadeira de trabalho, certo? E existe um motivo pelo qual você não utiliza a cadeira da sua sala de jantar no escritório: elas possuem funções diferentes, pois foram projetadas cada uma para um tipo de uso específico.
Há, porém, dentro da categoria de cadeiras de escritório, um leque de possibilidades para as pessoas que precisam ficar sentadas por 6h àquelas que necessitam utilizar a cadeira por 12h ou mais. Além disso, uma pessoa maior pode se sentir desconfortável em cadeiras com assentos menores e daí advém, também, a necessidade de termos diversas opções de modelos para se adequar a diferentes corpos.
Antes de mais nada, analise: por quanto tempo no dia você utiliza a cadeira, quais mecanismos são essenciais (ajuste de encosto, função “balanço”, regulagem de assento) e qual o seu biotipo. Depois, verifique se a cadeira que você escolheu está de acordo com a sua necessidade. Ademais, é muito comum que as cadeiras de escritório tenham capacidade para suportar até 100 kg, porém há modelos plus que aguentam mais, além de serem mais robustas e garantirem o conforto a corpos maiores. Da mesma forma, grande parte das opções aconselham um limite de 6h a 8h diárias de uso, mas há cadeiras específicas feitas para serem usadas por muito mais tempo, como no caso das cadeiras gamers.
De qualquer forma, certifique-se de que o seu estilo de vida e trabalho é compatível com o modelo de cadeira escolhido. Caso contrário, além da baixa durabilidade, você poderá ter sua saúde afetada. Então, lembre-se sempre que cadeira de trabalho não é apenas item de decoração ou um mobiliário qualquer; ela faz parte de uma boa parcela do seu dia e precisa ser entendida como uma aliada. Aliada à sua produtividade, desempenho, saúde física e mental.